Igreja Nova

Igreja Nova 1A nova igreja da paróquia de São Martinho de Bougado, da cidade da Trofa, está situada aproximadamente no centro geo-demográfico da comunidade cristã que serve religiosamente. Situa-se no lugar da Coroa, no alto de uma pequena elevação, donde se desfruta a mais importante zona habitacional da cidade da Trofa.

É um edifício de avantajadas proporções que comporta, presentemente, em ocasiões de importantes cerimónias religiosas, todos os cristãos que ali acorram, em cerca de 2000 pessoas.

No rés-do-chão (cripta), em toda a área do edifício, há um vasto espaço destinado a reuniões, festas e catequese.

Possui divisões compartimentais diversas para apoio aos serviços religiosos entre as quais as respectivas sacristias. Além disso, está dotado de duas casas mortuárias espaçosas.

Rodeiam-no, além do adro, um vasto logradouro com canteiros relvados, destinado a estacionamento de carros em elevado número.

O lançamento da primeira pedra para a construção deste complexo paroquial teve lugar em 20 de Junho de 1982. Presidiu ao acto Dom Armindo Lopes Coelho, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, sendo pároco da freguesia o Padre Joaquim Ribeiro. Autoridades autárquicas e outras individualidades estiveram presentes.

Em 14 de Novembro de 1993, depois de concluídas as obras da igreja, esta foi consagrada pelo Arcebispo Bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas e por ele dedicada.

Os custos deste importante empreendimento foram elevados, inteiramente desembolsados pelos paroquianos que a desejaram. Não foi tarefa fácil. Mas a obra fez-se, porque a fé move montanhas.

A Câmara Municipal de Santo Tirso deu apoio com melhoria de acessos e segurança de trânsito de peões na rua de João Paulo II, pavimentação com cubos de granito do adro e do logradouro bem como saneamento e iluminação.