Capela de Mosteirô

Capela mosteiroÉ um pequeno templo que se encontra implantado em pleno centro do lugar de Mosteirô, à borda da estrada municipal de acesso a Covelas. É pertença da Casa Couto Reis, uma casa agrícola, e que lhe fica anexa.
A capela ou ermida é de um só corpo, de concepção arquitectónica simples, rectangular, com figurado de portas e janelas em granito lavrado, frontispício apainelado a azulejo tipo clássico, cumeado em triângulo, tendo no vértice uma pequena cruz de ferro.
Não se sabe exactamente a data da sua construção, mas é de data muito remota. Era ali que, em tempos idos, segundo a tradição, se realizavam as festividades em honra do Divino Espírito Santo. Depois foram transferidas para a Capela de Nossa Senhora das Dores, em 1766, após a sua construção.
Esta capela de Mosteirô foi reformada em 1970, seguindo-se-lhe a abertura ao público.
Nela existem paramentos muito antigos, bordados à mão, de seda, que eram utilizados na festa do Espírito Santo. Encerram grande valor estimativo e artístico.
A capela encerra belas imagens muito antigas. Entre elas, uma anterior ao século XVIII, que representa Nossa Senhora com o Menino Jesus, e outras como as da Senhora das Neves, do Menino Jesus, de Santo António (século XVIII) e um grupo representativo das Três Pessoas da Santíssima Trindade, que é uma escultura antiquíssima.