Conferência de S. Vicente de Paulo

Reuniões: Na primeira e terceira Quinta-feira de cada mês (Salão Nobre) 15.30h e às 21h00
Responsável:
Teresa Costa e Filipe Machado

Podem contactar os responsáveis através dos contactos do cartório:
Rua S. Martinho nº 118
4785 – 359 Trofa
Telefone: 252412883 / 915699765

Que realidade hoje?

A Conferência de S. Martinho de Bougado está agregada à Sociedade S. Vicente de Paulos, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Reune quinzenalmente no centro paroquial. Actualmente é composta por 36 Confrades Vicentinos. Presta assistência a cerca de 75 famílias (210 pessoas).

A quem se destina?
A famílias carênciadas da nossa paróquia, em situação de extrema vulnerabilidade e em que se verifiquem inúmeras carências de natureza social, afectiva, económica e espiritual.

O seu objectivo:
Testemunhar a Fé em obras, através de uma Acção Social pessoal veiculada pela visita domiciliária, em espírito de Justiça e Caridade.

Site do Grupo:

O que fazemos:

• Distribuímos cabazes com géneros alimentícios, roupas, brinquedos e livros
  • Comparticipamos na compra de medicamentos
  • Pagamos facturas de Água, energia, Gás e Rendas
  • Apoiamos na busca de colocações e soluções para cada caso
  • Visitamos os Utentes aniversariantes do Lar da S. C. da Misericórdia e Lar Padre Joaquim Ribeiro
  • Organizamos o dia do Doente (missa e lanche convívio)
  • Organizamos o passeio anual a Fátima com os idosos
  • Estamos a recuperar a Casa Vicentina da Trofa (para albergar famílias necessitadas)

Meios de subsistência:
Para prestar todo este tipo de auxílio a conferência vicentina necessita do calor humano e da boa vontade dos Confrades Vicentinos, quer nas visitas, quer nos contactos com os mais necessitados. Mas também necessita de algum dinheiro para o pagamento dos medicamentos, rendas, facturas da água, energia, etc. Todo esse dinheiro é doado por Particulares, Empresas e Organismos Públicos.

Um convite
"Sou Cristão, mas como provo a minha Fé? Se eu pudesse ajudar... Como posso fazer?
Se disseste estas palavras, és um Cristão consciente a quem o Senhor inspira e chama para uma vocação cristã de caridade directa que pode ser a vocação vicentina.
Dirigimos-te um convite que responde à tua Vocação Cristã!
É fácil aderir à SSVP. Não são exigidas qualificações especiais, basta o desejo de te unires a outros, para ajudar os necessitados em espírito de amor cristão.
Na Conferência da tua Paróquia, esperam por ti e pela tua ajuda! Esperamos nós e espera o Senhor!
Vai a uma reunião da Conferência da tua Paróquia!

O que se pede ao Vicentino:

• Um pouco de boa vontade e de consciência Cristã
  • Algum tempo para uma reunião quinzenal, onde uma pequena oração e a meditação tornam a Conferência numa escola de Formação Cristã
  • A reunião assegura eficiência e perseverança no trabalho vicentino e une os membros da Sociedade num laço de amizade e de partilha
  • Muito Amor na visita a pessoas que sofrem para estabelecer com elas um contacto directo e pessoal, levando-lhes um testemunho de Fé, Amor, Caridade e Esperança
  • A visita ao necessitado dá à acção vicentina essa dimensão pessoal e directa

Quem pode aderir à SSVP?
Pode aderir à Sociedade de São Vicente de Paulo quem quiser traduzir em actos a mensagem que Jesus Cristo nos deixou: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"

Donativos: Outra forma de ajudar...
A SSVP - Conferência de S. Martinho de Bougado agradece todos os donativos, sejam monetários ou em géneros para as famílias mais carenciadas (ao abrigo da Lei do Mecenato) NIB: 0035 0826 00000 6904 3103