Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/wwwparoq/public_html/plugins/system/gcalendar/gcalendar.php on line 61
Paróquia de S. Martinho de Bougado - Trofa - Liga Intensificadora de Acção Missionária

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/wwwparoq/public_html/templates/yoo_subway/html/config.php on line 13

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/wwwparoq/public_html/templates/yoo_subway/html/config.php on line 13

Liga Intensificadora de Acção Missionária


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/wwwparoq/public_html/templates/yoo_subway/html/config.php on line 13

Objectivo: Implementação de um espírito missionário na paróquia.

Reuniões: Quarta Segunda-feira de cada mês na Cripta da Igreja Nova, às 21.00h.
Responsável: Hildeberto Maia Santos

Podem contactar os responsáveis através dos contactos do cartório:
Rua S. Martinho nº 118
4785 – 359 Trofa
Telefone: 252412883 / 915699765
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

HISTÓRIA DO NÚCLEO DA L.I.A.M. DA TROFA



No dia 24 de Abril de 1991 realizou-se no salão paroquial uma reunião, em seguimento ao convite que o missionário espiritano, Padre António Farias, dirigiu aos leigos nas missas dominicais, tendo como objectivo a formação de um grupo missionário.
Foram-se realizando reuniões informais e algumas actividades, que contribuíram para as pessoas conhecerem o movimento e a dinâmica da L.I.A.M.
Em reunião efectuada em 10 de Janeiro de 1992 os presentes manifestaram a vontade de se constituírem como núcleo da L.I.A.M. Foi eleita a direcção do núcleo, distribuídos cargos por todos os membros e elaborado o programa de actividades para o ano.
Actualmente o núcleo é constituído por oito pessoas, sendo quatro membros desde o início.
Ao longo dos anos o núcleo tem exercido a actividade missionária no despertar a Paróquia para a causa missionária da Igreja ao perto e ao longe, no apoio às Igrejas irmãs mais pobres, principalmente de África, conforme se verifica pelo livro de Actas.

Algumas actividades desenvolvidas:
- Durante doze anos programa “Mensagem” na Rádio Trofa. Programa com a duração de uma hora, aos domingos a seguir à transmissão da Missa. Vários foram os missionários e o bispo D. Zacarias, que estiveram presentes no programa.
- Divulgou-se a vida e obra de missionários, bem como de Institutos Missionários. Na rubrica “Hoje falamos de …” trataram-se questões como justiça e paz, desigualdades, política, poluição, economia, educação, etc. Notícias de missão, divulgação da imprensa missionária, formação cristã e bíblica, diálogo com os ouvintes, divulgação de escritos de figuras da Igreja, etc., foram alguns dos muitos conteúdos do programa ao longo dos anos.
- Compra e oferta à Paróquia dos expositores que se encontram à entrada da igreja nova, e dos que são usados para assinalar os bancos reservados à catequese.
- Criação do Grupo de Jovens Sem Fronteiras na Trofa.
- Criação dos núcleos da L.I.A.M. de Alvarelhos e Guidões.
- Colocação de cartazes com mensagens e divulgação de actividades nos expositores da igreja nova.
- A colaboração estreita com outros movimentos foi tentada, sem sucesso.
- Realizaram-se encontros de oração e vigílias missionárias.
- Participação nos vários encontros regionais, diocesanos e nacionais, tais como, o encontro nacional de responsáveis de núcleo, a peregrinação anual da família espiritana, ambos em Fátima, jornadas missionárias, assembleia diocesana, etc.
- Vários membros do núcleo participam assiduamente no retiro anual da L.I.A.M. do Porto e nas recolecções.
- Divulgação da imprensa missionária.
- Angariação de fundos para apoio de projectos através de rifas, tômbola, venda de objectos, etc.
- Peditório para apoiar projectos através da APARF.
- Recolha de bens diversos, sobretudo durante a guerra em Angola, tais como roupas, medicamentos, alimentos enlatados, material escolar, etc. Na catequese iniciou-se no Natal, a recolha de material escolar (lápis e cadernos) e bens alimentares de longa duração para as crianças de Angola, como resposta aos pedidos dos missionários no terreno. Os responsáveis da catequese de então, após o 2º ano decidiram que os bens recolhidos seriam entregues às crianças pobres da Trofa.
- Terço missionário rezado no 1º sábado de cada mês.
- Dinamização do mês de Outubro.
- Celebração do aniversário do núcleo em missa dominical, com a presença de liamistas de outros núcleos e dos J.S.F.
- Presença nos aniversários de núcleos da região.
- Correspondência com missionários, principalmente com os Padres Alberto Vieira, Simão Pedro e José Arieira (este enquanto esteve na R.D.Congo).
- Vários têm sido os missionários de várias Congregações que têm estado nas reuniões mensais do núcleo.
- Desde sempre que o núcleo tem-se empenhado na vinda de missionários à Paróquia.
- Realização de encontros de formação com a presença do Padre Agostinho Tavares que falou sobre “Estruturação da Vida Espiritual” e de Frei Herculano Alves que durante uma semana deu formação sobre o Antigo Testamento.
- Sendo a L.I.A.M. um movimento de leigos, criado pela Congregação dos Missionários do Espírito Santo, de acordo com os estatutos do movimento, aprovados pela C.E.P., os núcleos podem e devem colaborar com outros Institutos Missionários na actividade missionária.
Ao longo dos anos, para além da estreita colaboração com os Missionários do Espírito Santo, o núcleo tem apoiado os Missionários Combonianos e da Consolata com bolsas de estudo e apoio a projectos missionários.

Alguns exemplos de partilha:
- Entrega individual mensal dos membros do núcleo para ajuda na alimentação das crianças na Missão do Padre Simão Pedro.
- Bolsas de estudo para ajuda nas despesas com os seminaristas nas Congregações dos Missionários Espiritanos, Combonianos e da Consolata.
- Diocese de Novo Redondo, Angola.
- Verba para a compra de terços para Angola.
- Verba para a campanha leite para as crianças de Angola.
- Entrega para a aquisição de bíblias para S. Tomé e Príncipe.
- Recolha de medicamentos e entregas em dinheiro ao CEPAC (Centro Espiritano Padre Alves Correia), em Lisboa, que se dedica a ajudar os mais pobres entre os imigrantes e os sem abrigo.
- Entrega para a reconstrução de escola em Moçambique.
- Crianças de Malange.
- Partilha para a construção da Missão Espiritana em Itoculo, Moçambique.
- Família cigana na Trofa.
- Apoio financeiro para a construção de escolinhas em Itoculo, Moçambique.
- Verbas para o Padre Carlos, dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, a trabalhar em zona pobre do Brasil.
- Verba para ajuda na construção de escola na Guiné-Bissau.
- Várias verbas enviadas ao Padre José Arieira, para apoiar a formação de seminaristas na R.D.Congo.
- Oferta à L.I.A.M. de 205 bandeiras com o símbolo do movimento, cuja receita da venda aos núcleos, foi destinada ao projecto da Calheta, em Cabo Verde.
- Verba para contribuição na reconstrução da igreja do Kangoti, em Angola.
- O núcleo tem entregue ao longo dos anos verbas aos Missionários Espiritanos, da Consolata e Combonianos para utilizarem em projectos escolhidos por eles.
O núcleo adquiriu um projector para apoio da actividade missionária.
Quando da ordenação do Padre Simão Pedro, o núcleo ofereceu-lhe casula e estola.
Anualmente o núcleo movimenta entre 3.500 e 4.000 euros.

O núcleo reúne-se na primeira 5ª feira de cada mês, às 21 horas na sala 18, na cripta da igreja nova.
A duração do encontro é de 1hora e 30 minutos e tem o seguinte esquema:
1.Vinde Espírito Santo ou cântico
2.Leitura da Palavra de Deus
3.Partilha
4.Leitura e estudo do tema do mês
5.Acta da reunião anterior
6.Revisão das actividades
7.Novos trabalhos
8.Avisos
9.Avaliação
10.Oração final ou oração partilhada
11.Hino da LIAM

Na reunião mensal reflecte-se um tema do livro de estudo. Eis os títulos de alguns dos livros estudados: “A Missão de Cristo Redentor”, “Ser Feliz, Família e Missão”, “Nova Evangelização”, “O Espírito Santo e a Missão”, “Deus Nosso Pai, A Missão na sua fonte”, Jubileu e Missão”, “Missão para um Novo Milénio”, “Com a Força do Espírito”, “O Leigo, Vocação para a Missão”, “Sereis Minhas Testemunhas - a Missão na Bíblia”.


Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/wwwparoq/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 0

Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/wwwparoq/public_html/administrator/components/com_widgetkit/helpers/system.php on line 265

Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/wwwparoq/public_html/administrator/components/com_widgetkit/helpers/system.php on line 266