Realizar um Funeral

O funeral cristão na nossa paróquia

Na ocasião dolorosa da partida dos seus entes queridos, não pode a paróquia deixar de estar presente à vidas das pessoas enlutadas.

Assim a paróquia tem diversos serviços e formas diversas de se fazer presente nesta situação difícil. Se for caso disso, não hesitem em contactar o pároco para qualquer situação necessária.

Deixamos, por isso, algumas indicações que podem ser úteis nestas circunstâncias:

  1. A paróquia dispôe de 2 Capelas Mortuárias por baixo da Igreja Nova que estão ao serviço de todos os paroquianos.
  2. Para usufruir destes espaços devem contactar o agente funerário (Armador) que dará todas as indicações, ou então poderá contactar directamente o Cartório Paroquial
  3. A celebração litúrgica será realizada sempre segundo as possibilidades do Pároco e sob a sua orientação.
  4. Se a celebração for realizada na Igreja Nova, o cortejo fúnebre será realizado de carro até à Igreja Matriz e depois a pé
  5. No que respeita à confraria do SS. Sacramento, esta irá acompanhar o funeral se o defunto for associado. No caso de não ser, devem contactar os respectivos elementos para a resolução do caso.
  6. Também no que respeita às confrarias do Sagrado Coração de Jesus, S. José e Santa Infância, se o defunto for associado a bandeira também poderá acompanhar o funeral mas neste caso a família do defunto deverá arranjar 3 pessoas para transportar a bandeira.
  7. Também existe uma Casa Mortuária junto ao cemitério, pertença da Junta de Freguesia, que pode ser utilizada para este tipo de serviço.